O principal objetivo da Igreja Velha Apostólica (OAC) é promover o evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas, independentemente de raça, cultura, género, posição económica e social ou convicção política. Pratica princípios cristãos e humanitários e se esforça para contribuir positivamente para o bem-estar da sociedade. A Igreja cumpre as leis dos países onde está presente e incentiva os membros e dirigentes a serem cidadãos cumpridores da lei. Os membros da Igreja Velha Apostólica são numerosos, diversificados e estão espalhados por todas as faixas etárias e muitos grupos linguísticos e nacionalidades.
Atualmente existem duas províncias eclesiais, nomeadamente a Província da Europa e a Província da África e Médio Oriente. Estas províncias da Igreja incluem congregações em Canadá, Polónia, Portugal,Emirados Árabes, Reino Unido, Estados Unidos da América República Checa, Alemanha, Irlanda do Norte, Irlanda, Países Baixos, Nova Zelândia, Angola, Austrália, Bélgica, Botswana, República Democrática do Congo, Quénia, Lesoto, Malawi, Mozambique, Namíbia, Sul África, Suazilândia, Tanzânia, , Zâmbia e Zimbabué.
Crianças, jovens, adultos e idosos participam de atividades e programas da Igreja que atendem às necessidades gerais e especializadas de indivíduos e categorias ou grupos de membros. A orientação é parte integrante do papel dos pais e dirigentes e existe uma interação estreita e contínua entre os membros da Igreja. Desta forma, a Igreja Velha Apostólica é para os seus membros e dirigentes um modo de vida e parte da sua própria existência e cultura única. É um fenómeno comum em todas as congregações que muitos membros que cresceram na Igreja se tornem oficiantes da Igreja.
Os oficiantes são educados na doutrina da Igreja através de participação comprovada em atividades congregacionais e ensino espiritual interno contínuo. Eles assinam um rigoroso Código de Conduta dos Oficiantes e servem em congregações locais sem qualquer forma de remuneração.
A Igreja Velha Apostólica é financiada através de dízimos e contribuições voluntárias dos seus dirigentes e membros e não são cobradas taxas por quaisquer serviços prestados pela Igreja, incluindo baptismos, casamentos, funerais e serviços de assistência social.
Os membros da Igreja Velha Apostólica abrangem muitas gerações e têm um grande número de crianças, jovens e jovens adultos.